Jung

Encontros

A Psicologia nos permite ir de encontro a alma... pois ela pode ser tão doce como uma poesia e tão profunda que nos promove a consciência.

A metáfora é uma de suas linguagens, assim como o sonho, os contos, os mitos, os desenhos...

A conversa, a troca, que acontece na terapia é inigualável a qualquer outro contexto de relação, por isso o papel do psicólogo deve ser tão valorizado, pois não há outro como esse.

E assim, aparece outro instrumento de se chegar a alma daquele que procura a psicologia para encontrar o seu caminho, a Astrologia.

Segundo Jung em O Segredo da Flor de Ouro ([1929] 1990):

"A Astrologia merece o reconhecimento da Psicologia, sem restrições, pois representa a soma de todo o conhecimento da Antiguidade".

E no livro Sincronicidade ([1972] 2002), Jung diz:

"Como psicólogo, interesso-me sobretudo pela luz que um mapa natal lança sobre certas complicações no caráter. Em casos de difícil diagnóstico psicológico, eu normalmente uso o mapa natal a fim de obter um outro ponto de vista de um ângulo completamente diferente. Devo dizer que muito frequentemente dados astrológicos elucidaram certos pontos que de outra forma teriam sido impossíveis de entender."


terça-feira, 6 de julho de 2010

Signos do Elemento Água

As pessoas com predominância do elemento água estão em contato direto com seus sentimentos, com sensações e percepções que outras pessoas geralmente não se dão conta. Esses sentimentos e sensações vão desde o mais profundo sentimento de amor fraternal, incondicional, quanto a paixões compulsivas e medos irracionais. Quando conseguem se afinar internamente e atingem uma consciência mais clara de si mesmos, são os mais intuitivos do zodíaco, caso contrário, as intuições mescladas com suas impressões distorcidas do inconsciente podem levá-los a grandes confusões.

Segundo Stephen Arroyo:

“A sensibilidade dos signos de água é tão grande e a sua vulnerabilidade à mágoa é tão pronunciada que, se as reações emocionais não são controladas e adequadamente canalizadas, podem levá-los a um estado de instabilidade emocional e a uma predisposição para serem influenciados com demasiada facilidade pelo mais leve vento que sopre.” Arroyo, S., Astrologia, Psicologia e os Quatro Elementos, 1975, p.111)
Mas esse sobe e desce emocional tem suas vantagens. Essa experiência dá aos signos de água uma grande empatia pelos outros seres, pois eles conhecem os sentimentos e as “tempestades” e sabem o quão profundo pode ser o íntimo das pessoas. Elas podem desenvolver um ímpeto de se relacionar sempre em profundidade com os outros.

A missão desses signos é:

“Ganhar consciência através de uma lenta porém segura percepção dos anseios mais profundos da alma...devem-se proteger das influências exteriores a fim de garantir, para si mesmos, a paz interior necessária à reflexão profunda e a sutileza de percepção. A compreensão da verdadeira natureza das suas emoções e anseios é um processo lento e muitas vezes doloroso, mas assim que se dispõem a encarar seus verdadeiros motivos, eles podem ter certeza de que, com a passagem dos anos, terão um contentamento interior cada vez maior.” Arroyo, S., Astrologia, Psicologia e os Quatro Elementos, 1975, p.111)

Nenhum comentário:

Postar um comentário