Jung

Encontros

A Psicologia nos permite ir de encontro a alma... pois ela pode ser tão doce como uma poesia e tão profunda que nos promove a consciência.

A metáfora é uma de suas linguagens, assim como o sonho, os contos, os mitos, os desenhos...

A conversa, a troca, que acontece na terapia é inigualável a qualquer outro contexto de relação, por isso o papel do psicólogo deve ser tão valorizado, pois não há outro como esse.

E assim, aparece outro instrumento de se chegar a alma daquele que procura a psicologia para encontrar o seu caminho, a Astrologia.

Segundo Jung em O Segredo da Flor de Ouro ([1929] 1990):

"A Astrologia merece o reconhecimento da Psicologia, sem restrições, pois representa a soma de todo o conhecimento da Antiguidade".

E no livro Sincronicidade ([1972] 2002), Jung diz:

"Como psicólogo, interesso-me sobretudo pela luz que um mapa natal lança sobre certas complicações no caráter. Em casos de difícil diagnóstico psicológico, eu normalmente uso o mapa natal a fim de obter um outro ponto de vista de um ângulo completamente diferente. Devo dizer que muito frequentemente dados astrológicos elucidaram certos pontos que de outra forma teriam sido impossíveis de entender."


quinta-feira, 17 de junho de 2010

Signos do Elemento Ar

Os signos do elemento ar vivem no mundo das idéias e da comunicação, da troca de idéias. Mesmo que determinada idéia ainda não tenha se realizado no mundo, esses indivíduos a encaram com tamanha importância, e a força de suas idéias pode afetar o meio social e a vida de muitas pessoas.
Os signos desse elemento tem tendência a ficarem muito envolvidos com idéias e teorias abstratas, e se isso for exagerado podem até se tornarem excêntricos e fanáticos.

Segundo Stephen Arroyo as pessoas do elemento ar:

“...são capazes de ter um ponto de vista imparcial a respeito da experiência
imediata da vida cotidiana, o que lhes dá a possibilidade de ganhar objetividade
e perspectiva e de abordar racionalmente tudo o que fazem. Esse desapaixonamento
os habilita a trabalhar eficientemente com todos os tipos de pessoas, pois eles
não sentem a necessidade de se envolver intensamente com as preocupações ou com
as emoções dos outros.” (Arroyo, S., Astrologia, Psicologia e os Quatro
Elementos, 1975, p.109)

Por terem essa natureza são os mais sociáveis, pois conseguem apreciar objetivamente os pensamentos dos outros mesmo não concordando com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário