Jung

Encontros

A Psicologia nos permite ir de encontro a alma... pois ela pode ser tão doce como uma poesia e tão profunda que nos promove a consciência.

A metáfora é uma de suas linguagens, assim como o sonho, os contos, os mitos, os desenhos...

A conversa, a troca, que acontece na terapia é inigualável a qualquer outro contexto de relação, por isso o papel do psicólogo deve ser tão valorizado, pois não há outro como esse.

E assim, aparece outro instrumento de se chegar a alma daquele que procura a psicologia para encontrar o seu caminho, a Astrologia.

Segundo Jung em O Segredo da Flor de Ouro ([1929] 1990):

"A Astrologia merece o reconhecimento da Psicologia, sem restrições, pois representa a soma de todo o conhecimento da Antiguidade".

E no livro Sincronicidade ([1972] 2002), Jung diz:

"Como psicólogo, interesso-me sobretudo pela luz que um mapa natal lança sobre certas complicações no caráter. Em casos de difícil diagnóstico psicológico, eu normalmente uso o mapa natal a fim de obter um outro ponto de vista de um ângulo completamente diferente. Devo dizer que muito frequentemente dados astrológicos elucidaram certos pontos que de outra forma teriam sido impossíveis de entender."


sexta-feira, 14 de maio de 2010

A Psiquê Refletida nos Astros

É possível correlacionar os traços marcantes da personalidade do indivíduo com os elementos dos signos, sendo eles: fogo, terra, ar e água.

O signo ocupado pelo Sol é chamado de signo solar, e é um dos pontos mais fortes no mapa de uma pessoa, se não for o mais forte. O local e o signo onde está localizado é por onde entramos em contato com a energia vital. Portanto, se não “alimentarmos” essa área específica do mapa, ficaremos fracos, sem motivação, energia, vontade, vida.

Segundo Stephen Arroyo o elemento ocupado pelo Sol mostra:

“onde sua consciência está enraizada, com qual campo de atividade e existência você retira sua força. O elemento do signo ocupado pelo signo do Sol também mostra aquilo que é ‘real’ para o indivíduo...determina o modo como a pessoa focalizará a sua energia.” (Arroyo, S., Astrologia, Psicologia e os Quatro Elementos, 1975, p.113)


O ascendente ocupa lugar de destaque também, pois indica de que maneira o indivíduo caminhará no mundo. Portanto, para identificar qual elemento exerce mais influência, acredito que é necessário levar em consideração essas duas posições no mapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário