Jung

Encontros

A Psicologia nos permite ir de encontro a alma... pois ela pode ser tão doce como uma poesia e tão profunda que nos promove a consciência.

A metáfora é uma de suas linguagens, assim como o sonho, os contos, os mitos, os desenhos...

A conversa, a troca, que acontece na terapia é inigualável a qualquer outro contexto de relação, por isso o papel do psicólogo deve ser tão valorizado, pois não há outro como esse.

E assim, aparece outro instrumento de se chegar a alma daquele que procura a psicologia para encontrar o seu caminho, a Astrologia.

Segundo Jung em O Segredo da Flor de Ouro ([1929] 1990):

"A Astrologia merece o reconhecimento da Psicologia, sem restrições, pois representa a soma de todo o conhecimento da Antiguidade".

E no livro Sincronicidade ([1972] 2002), Jung diz:

"Como psicólogo, interesso-me sobretudo pela luz que um mapa natal lança sobre certas complicações no caráter. Em casos de difícil diagnóstico psicológico, eu normalmente uso o mapa natal a fim de obter um outro ponto de vista de um ângulo completamente diferente. Devo dizer que muito frequentemente dados astrológicos elucidaram certos pontos que de outra forma teriam sido impossíveis de entender."


quinta-feira, 11 de março de 2010

Astro - MERCÚRIO


Mercúrio na Astrologia representa o pensamento, a reflexão, análise, troca de idéias, os processos mentais. Mostra também como o indivíduo comunica esses pensamentos.
Ele é um planeta neutro que adquire as características de outro planeta que fizer aspecto. O lugar do mapa onde ele está mostra onde podemos ter mais informações e trocas, quais assuntos influenciam nossos pensamentos, enquanto que o signo onde ele está influi na maneira de pensar e tomar decisões. Dependendo de sua configuração no mapa pode indicar habilidades em escrever, estudar, ensinar...

Na mitologia grega Mercúrio nasceu filho de Zeus e Maia, já muito inteligente desde de bebê. Roubou rebanhos, subornou as testemunhas, escondeu as provas como se nada tivesse acontecido. Mas quando Apolo o levou a Zeus ele confessou. Mercúrio não mente, mas também não diz toda a verdade. Assim tornou-se o mensageiro dos deuses. Ele usa um chapéu que lhe dá invisibilidade, sapatos com asas que lhe dão rapidez, uma bolsa para guardar seus lucros e um bastão que encanta mas também representa a sabedoria. Conhece as ervas e seu poder mágico representado pelo bastão (caduceu) é usado como símbolo dos médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget